Curiosidades sobre o País de Gales. Esse é o primeiro artigo da Série Viver no País de Gales.
Eu sempre tive itchy feet. Itchy feet é uma expressão que em inglês significa vontade – muita – de viajar. Então adoro ler curiosidades sobre países e culturas diferentes, e principalmente ler sobre as experiências de mulheres que, assim como eu, por uma razão ou outra, disseram “tchau” para a pátria amada e foram viver em outro país.
A minha razão para mudar pro País de Gales foi que eu me apaixonei… Saí de Santos dia 31 de dezembro de 2007 debaixo de um calor de 43 graus. Cheguei na pequena Treharris, “vilarejo” natal do maridão – população: 6.350 habitantes, num frio de -4 graus!
[LEIA TAMBEM: A monarquia britânica e o País de Gales]
Me lembro de ter ficado encantada e hoje sou muito feliz com a decisão de ter ficado. Tem a saudade, claro, que às vezes dói, mas dá para aguentar!
Por ser o primeiro post, vou começar com alguns fatos e curiosidades gerais sobre o país, que para ainda não sabe é também conhecido como a terra de dragões, castelos, rúgby e papel reciclado de cocô de ovelha! Isso mesmo que eu escrevi, você não se enganou, não!
Fatos
Nome: País de Gales – (Wales, em inglês, Cymru em galês; se pronuncia “câmri”) – significado: terra de compatriotas
Área total: 20.779 km² – no mapa, a área circulada de vermelho
Capital: Cardiff – no mapa, circulada de amarelo
População: 3.063.456 habitantes, de acordo com o censo de 2011
Línguas oficiais: inglês e galês
Símbolos do país: foto abaixo
Hino Nacional: “Hen Wlad Fy Nhadau” (em inglês: “Land Of My Fathers” e em português: “Terra dos meus Ancestrais”) Você pode assistir o híno no video abaixo, cantado antes da partida de rugby entre País de Gales e Inglaterra, no Campeonato Six Nations em 2013. Para ler a letra (em galês) e a traducao (em inglês), clique AQUI. Já pra traduzir para o português, joga no Google Translate pra ter uma ideia! ;o)
Curiosidades
- Apenas por volta de 19% da população do país, principalmente no norte, fala galês. Há uma colônia de imigrantes galeses, a Província de Chubut, na região da Patagônia, na Argentina.
- O galês é a língua mais antiga da Grã Bretanha, com aproximadamente 4 mil anos de idade!
- No País de Gales, as placas de trânsito são sempre escritas nas duas línguas, inglês e galês.
- Catherine Zeta-Jones, Sir Antony Hopkins, Tom Jones, Manic Street Preachers e Stereophonics são do País de Gales.
- O País de Gales é a terra do Rei Arthur.
- É o único país não representado na “Union Jack”, como é chamada a bandeira do Reino Unido.
- Dizem que a população de ovelhas no país é quatro vezes maior do que o número de pessoas.
- Eles reciclam cocô de ovelha para fazer cartões postais, papeis de carta e até aromatizante para carros!
- DYI (“Do it yourself” em inglês; “Faça você mesmo” em português). Gente, como isso é comum por aqui! Fiquei encantada e intrigada em ver o quanto é “simples” reformar a casa por aqui. Quer mudar a cor da parede da sala de estar? Opa, vamos ali na B&Q comprar tinta, pincéis, papel de parede… E mão na massa!
- Aqui chove muito. Às vezes, temos as quatro estações em um dia só! Aliás, quem mora no Reino Unido aprende logo que não se pode confiar muito na previsão do tempo. Um guarda-chuva se torna indispensável na bolsa. A gente fica obcecado com o clima, e dizer: “Nossa, hoje o dia está… (lindo, horrível, etc.), ” é quase regra para começar qualquer conversa. Porém basta sair o sol e você vai ver um monte de gente nas ruas, nos jardins, deitados nos parques tomando sol em intervalo de almoço ou de estudos. Como aqui o verão não é lá tão comprido, eles aproveitam até o ultimo raio de sol do dia!
- Programas de TV e filmes gravados por aqui: Dr. Who; Torchwood; Gavin e Stacey; Harry Potter e as Relíquias da Morte; Robin Hood, a versão com Russel Crowe; Branca de Neve e o Caçador; Sherlock – série; Lawrence da Arábia. filmado nas dunas pertinho de casa!; e Casualty.
- O País de Gales é bem famoso pelo rugby, mas o futebol não vê uma Copa do Mundo desde 1958; perdeu nas quartas de final – para o Brasil! (1 x 0)
- A rivalidade entre o País de Gales e Inglaterra é como a do Brasil e Argentina. Os galeses não se importam em perder para qualquer time, só nao podem perder para a Inglaterra!
- Falando em futebol, Gareth Bale, o jogador de futebol mais caro do mundo, é galês. Ele foi comprado pelo Real Madrid por 315 milhões de reais. Ele e dono de um restaurante em Cardiff chamado Elevens Bar & Grill (em Setembro de 2020 ele foi renomeado Nines Bar & Grill, porque Bale voltou para jogar no Tottenham.)
- O lugar de nome mais longo do Reino Unido é em Anglesey, e se chama: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Hein? O que significa isso? E o mais importante: como é que se pronuncia isso? O significado em inglês é: “St. Mary’s church in the hollow of the white hazel near to the rapid whirlpool of Llantysilio of the red cave”; em português: Igreja de Santa Maria no oco da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de Santo Tysilio da caverna vermelha;. Para ouvir a pronúncia, clique aqui.
Agora deixo para vocês um caloroso Croeso i Gymru (“Bem-vindo ao País de Gales”, em galês).
Inté – também falo “mineirês”!
“Texto publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo, onde fiz colaboração mensal como colunista de agosto/2016 a outubro/2018.”
******