Top
Sua autoestima anda meio "capenga"?

Como começar um diário: Identificando suas emoções – Parte 3

Esse artigo contem links afiliados. Isso significa que se você clicar no link e comprar o item, receberei uma comissão de afiliada.

Nesse artigo da nossa Série “Escrita como Ferramenta de Autoconhecimento, falamos sobre a “Blob Tree” e sobre dar nomes aos nossos sentimentos. Olha, eu não sei você, mas sempre tive um pouco de dificuldade em identificar meus sentimentos. Claro que isso não é legal, porque geralmente a tendência é a gente ignorá-los totalmente e “entorpecê-los” com hábitos ruins. O meu, por exemplo, era a comida, especialmente chocolate. “Ah, mas triste quer dizer triste, Dani.” você pode até dizer; mas eu te pergunto: o que exatamente está por trás desse sentimento triste? Você está triste porque se sente desvalorizada? Ou magoada? Ou desesperançosa? Identificando suas emoções - A Casa na Praia

Uma das coisas mais importantes para o nosso bem-estar é estar em sintonia com nós mesmos. Quando você sabe “quem você é”, como se sente sobre coisas/pessoas/situações, como reage e como lida com situações e/ou pessoas difíceis, você tem a sensação de que está agindo de maneira autêntica. É uma das melhores sensações do mundo!  Ninguém gosta de ser traído, certo?  Imagine se trair, e ter de agir de maneira a esconder a sua natureza, os seus valores… Então, não importa o quão desconfortáveis ​​ou angustiantes sejam nossas emoções, elas ainda fazem parte de nós. Elas ainda estão lá, mesmo que beeeem no fundo, e escondê-las ou ignorá-las não vai ajudar ninguém.

O que proponho para hoje é um exercício de “conhecer o seu interior emocional”. 

Esse exercício pode ser encontrado no livro “The Self-Esteem Journal: Using a Journal to Build Self-Esteem“, de Alison Waines   Portanto, convido você a, ainda usando sua Blob Tree, explorar suas emoções e desenvolver a habilidade de expressá-las em seu diário. Olhe para a sua Blob Tree e pense em como você está se sentindo hoje (e faça o mesmo novamente amanhã, no dia seguinte e no dia seguinte …).   Abaixo, há uma lista de emoções e estados de espírito comuns. Como eu disse antes, eu não sabia nomear nem metade deles; alguns deles eu nem gosto de pensar, quanto mais sentir! Mas, como todos sabemos, eles estão aí, certo?

lista de sentimentos e emocoes - A Casa na Praia

(Lista incluída no e-book gratuito “Escreva sua autoestima”)

  1) Durante esta semana, selecione um ou dois deles por dia (você pode adicionar outros se quiser! :)). Escreva sobre como cada um deles te afetou durante o dia e deixe seus pensamentos e ideias fluírem. Lembre-se de que não é hora de se preocupar em escrever de maneira perfeita e organizada. Deixem as ideias fluírem.

“Encha o seu papel com os sopros do seu coração.” 

~ William Wordsworth

2) Depois de selecionar os sentimentos, imagine como eles “afetam seu corpo, prestando atenção especial aos efeitos que você experimenta em seu abdômen, na região do umbigo, estômago, tórax e garganta”. (Waines, 2004, p. 27) Eu, por exemplo, sinto minha garganta apertar, principalmente quando estou com vontade de chorar e não posso/não quero no momento diante de uma pessoa ou situação. É literalmente como tentar engolir algo – a sensação – e sentir que estou sufocando. Então, quais das “sensações sentidas pelo corpo” da lista abaixo você percebe quando experimenta as sensações que selecionou?

(Lista incluída no e-book gratuito “Escreva sua autoestima”)

 

3) Finalmente, é hora de escrever sobre como você lidou com os sentimentos que selecionou. Explore um pouco mais e também reflita: você se permitiu senti-los ou tentou “engoli-los”, ignorando-os e afastando-os?  Como sempre, o espaço nos comentários abaixo está aberto para você compartilhar suas ideias e reflexões.  Lembre-se: você não precisa compartilhar suas entradas de diário – embora seja mais do que bem-vinda para fazer isso se quiser! Cuide-se e tenha um dia lindo!

Beijoca e inté!

A Casa na Praia - Daniela Pesconi-Arthur