Top
Sua autoestima anda meio "capenga"?

Por que sua mente está programada para autossabotagem e como contornar isso

Você já sentiu como se estivesse sabotando sua própria vida? Sua vida amorosa, financeira, profissional, seu sucesso nos negócios?

  • Seus sonhos parecem “empacar” e parece que as coisas simplesmente não acontecem pra você?
  • Você já tentou dezenas de dietas e não consegue emagrecer?
  • Já tentou parar de fumar várias vezes, mas sempre volta?
  • Aquela promoção no trabalho parece que não vai chegar nunca?
  • Se sente “ameaçada” por pessoas que tem mais do que você?
  • Seus relacionamentos amorosos nadam, nadam, e morrem na praia?
  • Está sempre preocupada com dinheiro (ou a falta dele)?
  • Seu negócio não sai da primeira marcha?
  • Você não consegue cobrar de seus clientes (ou cobrar um preço justo)?

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma das perguntas acima, você está se auto sabotando. E sabe por quê?

 

Porque nós (nossa mente) estamos programadas para “fugir” do que não é familiar pra nós, e nos apegar ao que nos é familiar. Mas o que isso significa? Bom, isso quer dizer que há milhares de anos, o que nos fazia seguros – ou os nossos antepassados -, o que garantia que iríamos sobreviver, era justamente nos ater ao familiar e evitar o diferente. Ninguém que vivia em uma cidade murada, ou um forte, por exemplo, saia de casa à noite para ir dar uma voltinha pela vizinhança porque estava entediado, ou porque queria conhecer pessoas novas. Caso fizesse isso, seria muito provavelmente atacado  por um animal selvagem, capturado por índios, ou rebeldes. Não. O que fazia nossos antepassados se sentirem seguros era a “mesmice”. A mesma comida, as mesmas pessoas, o mesmo ambiente, os mesmos rituais. E até hoje a nossa mente primitiva entende isso: o familiar nos faz sentir seguras. Já observou uma criança de dois anos de idade? Ela quer sempre a mesma comida, no mesmo prato, a colher tem de ser “aquela”, o suco, “naquele” copo. A história antes de dormir tem de ser a mesma, e ai da mãe dessa criança se ela coloca o ursinho preferido dela pra lavar! 

 

Há milhares de anos, o que nos fazia seguros – ou os nossos antepassados -, o que garantia que iríamos sobreviver, era justamente nos ater ao familiar.

 

Mas como contornar isso?

Você não pode consertar aquilo que não entende. Entender o que está acontecendo, e dar um sentido a isso, pode mudar a sua vida! Então, por exemplo: você está há tanto tempo plantada no sofá, comendo batatinha e assistindo Netflix, que se esqueceu que seu corpo foi projetado para correr e pular. Você já teve seu coração partido tantas vezes, que você simplesmente espera que isso vá acontecer novamente. Você já fez tantas entrevistas de emprego e não passou, que já vai para a próxima entrevista com o sentimento de que não vai conseguir o emprego que tanto deseja. Viu? Sua mente já selou seu destino. O “não” já é familiar para você, e você se apega a ele e começa a rejeitar o relacionamento saudável, o emprego dos seus sonhos, o sucesso no seu negócio. Faz isso sem nem perceber!

Então, quando perceber que sua mente está te sabotando, comece a repetir para você mesma: “eu estou tornando o sucesso familiar”, “eu estou tornando exercícios e alimentação saudável familiar”, “eu estou tornando acreditar em mim mesma familiar”, “eu estou tornando ter um relacionamento amoroso duradouro familiar”, “eu estou tornando meu sucesso nos negócios familiar”. Nada de dizer “Ugh, esse trabalho está me matando.” ou “Comi que nem uma porca esse fim de semana.” Nada disso é verdade. Seu trabalho não está te matando, e nem você é uma porca. Ao invés disso, lembre-se sempre de dizer: “eu estou tornando (uma dieta saudável, exercícios, estar segura em uma entrevista de empregos, etc) familiar para mim.”

“As palavras que você ouve moldam você, mas as palavras mais importantes que você ouvirá em toda a sua vida são as palavras que diz a si mesmo.”

– Marisa Peer

Imagine poder superar todos os seus crenças limitantes, autossabotagem e insegurança que tem te oprimido por tanto tempo?

Imagine viver uma vida de felicidade, sucesso, amor e abundância com que você sempre sonhou?

É claro que nós queremos tudo isso! E eu adoraria te ajudar! 

Saiba mais aqui.

Um abraço carinhoso,